top of page
Blog: Blog2
Buscar
  • Foto do escritorLilian Ferrari

Independência ou Morte!


Aproveitando a semana comemorativa da Independência do Brasil, fiquei refletindo sobre a independência nossa de cada dia.

Sim, aquela que achamos que temos pouco, afinal, “isso não depende de mim...”, ou “eu não tinha saída...” ou ainda “eu não tive culpa...”

Isto soa familiar? Você se percebe pensando, falando consigo ou com seus amigos assim? Se você não tem este hábito, conhece alguém que proceda assim com frequência?

Há sim muitas coisas sobre as quais não temos controle e por não termos controle, nos sentimos dependentes dos outros, das instituições, até mesmo do destino. Mas e aquelas que podemos influenciar, resolver, negociar e mesmo assim não fazemos nada? E aí, para colocarmos o chapéu de vítima é um passo!

Quando colocamos o chapéu de vítima, a curto prazo, somos acalentados, acolhidos pelos amigos, família...  Isso pode parecer gratificante, mas o preço é alto. Quem é vítima sempre de tudo e de todos é um ESCRAVO da sua dependência e da sua impotência... Perde a liberdade e o poder sobre sua própria vida.

Quem se sente sempre vítima não resolve os problemas, e paga o preço por isso. A médio prazo, vem a conta. E na hora da conta, muitas vezes não dá para transferir a responsabilidade para o outro! ( Até porque muitas vezes o outro já não está mais ali...) E a conta, nem sempre se paga com dinheiro, mas com dificuldades de relacionamento e muitas vezes com a saúde, física ou emocional.

Os desafios que temos todos os dias são muitos, mas através de “babysteps” (passinhos de bebê, como falo para meus coachees), tudo vai se ajeitando! Funciona como na nossa casa! Se sua casa estiver com muitas tralhas e bagunça de anos sem organização ou limpeza, não será em um dia que tudo estará brilhando, não é? Uma gaveta, um cômodo por vez e em breve tudo estará em seus lugares!

Que tal você escolher um tema que você esteja se sentindo sem saída e olhar para ele com mais atenção?

Se você começar hoje, pode começar a conquistar sua independência... sua vida vai fluir melhor!

Se continuar protelando, onde você estará amanhã?



(Lilian Ferrari é apaixonada pela evolução do indivíduo na vida prática como forma de alcançar realização e felicidade e também pelo tema da comunicação como elo transformador das relações profissionais e pessoais - www.lilianferraricoaching.com)


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page