top of page
Blog: Blog2
Buscar
  • Foto do escritorLilian Ferrari

9 dicas para ficar bem enquanto o emprego não vem!


Hoje gostaria de compartilhar o que penso ser fundamental para quem está no período da “entressafra” (entre o último emprego e o próximo!): uma nova rotina diária!

Se é o seu caso, este texto é dedicado a VOCÊ! Se você conhece alguém neste momento, é uma ótima oportunidade para compartilhar!

Esta rotina tem como objetivo ajudar você a manter um estado emocional e mental adequado, para que seu cérebro saiba que você está “ativo e operante” e não entregue ao desânimo...Isto mantem você com boa energia e disposição! Eu acredito sempre que coisas simples fazem toda a diferença na qualidade da nossa vida no "Aqui, Agora"!

Aproveite as dicas:

 1.  Dormir bem de 6 a 8 horas por dia, mantendo os horários de acordar e de dormir   próximos àqueles que você tinha quando estava empregado

 2.  Levantar e trocar de roupa – nada de ficar em casa de pijamas ou com a “barba por fazer” (para os homens) e “descabelada” (para as mulheres e homens!!! rsrsr). O dia que está começando será muito produtivo! Esteja pronto e motivado para isso!

3.  Manter ou iniciar uma rotina de exercícios físicos – se você tinha o hábito de ir à academia, mantenha-o. Ou faça uma caminhada pelo bairro de pelo menos 30 minutos (Grátis e depende de quem? De você! Se conseguir uma companhia para a caminhada, melhor ainda!)

4.  Estabelecer uma rotina diária de busca de vagas, através de sites, redes sociais e profissionais...  Buscar informações sobre empresas de recolocação, para conhecer como funciona o serviço e os benefícios

5.  Ativar sua rede de contatos, através de mensagens, telefonemas, marcar cafés, almoços, “happy-hours” para manter sua rede de amigos ativa e não se sentir isolado e sozinho. Responsabilize-se por procurar as pessoas, evitando se sentir “abandonado”... muitos dos amigos podem não imaginar como você esteja se sentindo neste momento. Você gostaria de encontrá-los? Faça-os saber disso...

6.  Buscar conhecimento através de cursos, livros, palestras, congressos, programas de televisão de qualidade, contatos pessoais e profissionais. Há muitos cursos on-line e muitos cursos gratuitos também! E pense que um curso é um investimento para sempre! Os cursos presenciais têm a vantagem de fazer seu corpo se movimentar, você frequenta novos ambientes , alem de criar oportunidades concretas para aumentar sua rede de contatos! Fique atento às suas escolhas: veja o que você assiste, com quem você conversa para ficar bem informado e poder avaliar as opções disponíveis. Invista seu tempo em temas e relacionamentos construtivos!

7.  Manter ou iniciar uma alimentação saudável. Quais alimentos te deixam com mais energia? Quais te deixam mais letárgico? Será que aquela “feijoada com caipirinha” vai te aproximar do seu notebook à tarde ou irá te jogar no sofá mais próximo? Observe como seu corpo reage ao que você ingere! E como isso influencia seu humor e disposição!

8.  Manter-se vigilante à sua comunicação oral, escrita e corporal. Prepare-se para um teste: Imagine que você está andando na rua e encontra um amigo Y, que você não vê há algum tempo e ele te aborda assim:

- “Olá Amigo X, como vc está? Onde você está trabalhando? ”. Sua resposta seria:

Alternativa A (  )  : Você responde cabisbaixo, com cara de coitado...: “ Xiii, amigo Y, com esta crise, tá difícil... Estou desempregado! Estou perdido! Dei azar com a última empresa que trabalhei!”

Alternativa B (  )  : Você responde  com a postura ereta e com tom de voz confiante e entusiasmado“ Olá Amigo Y, que bom te reencontrar! Faz tempo mesmo! Eu estou em busca de uma recolocação no momento! Que tal tomarmos um café e colocarmos a conversa em dia?“

Qual alternativa veio à sua mente em primeiro lugar?

Qual você acha que fará bem para seu equilíbrio emocional?

E se você fosse o Amigo Y? Qual impressão você teria?

Qual te ajuda a manter o movimento e a auto confiança?

Reflita sobre isso...

 9.  Manter ou criar uma rotina de agradecimento. No momento você ainda não tem um novo emprego, mas tenho certeza, que você tem muitas coisas para agradecer: saúde, família, moradia, alimentação, amigos entre outros... Agradecer nos conecta com o que é positivo e nos traz confiança de que não estamos sozinhos! Experimente! 


(Lilian Ferrari é apaixonada pela evolução do indivíduo na vida prática como forma de alcançar realização e felicidade e também pelo tema da comunicação como elo transformador das relações profissionais e pessoais) www.lilianferraricoaching.com

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page