top of page
Blog: Blog2
Buscar
  • Foto do escritorLilian Ferrari

NETWORKING - Como iniciar e cultivar?


Nós nascemos e vivemos criando rede de contatos. Naturalmente! Ao conviver com nossa família, amigos ou colegas de trabalho. O que acontece é que os vínculos se transformam: seu colega de escola poderá ser seu médico, sua professora de línguas poderá ser a coordenadora da escola do seu filho, um colega de MBA poderá ser seu Diretor ou um então um profissional que você irá contratar... Enfim, as pessoas exercem diversos papeis ao longo da vida.

"Networking é uma expressão que representa cultivar uma rede de contatos. Diz respeito às pessoas que um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas". Gosto desta definição. É muito comum escutar sobre networking no âmbito profissional. Mas onde estão os limites entre seus contatos pessoais e profissionais? Há limites?

Há outra questão que considero fundamental: Estabelecer networking ou  estabelecer relacionamentos, precisa e deve ser um processo onde o objetivo seja COMPARTILHAR. Compartilhar experiências, afinidades, música, livros , conhecimento, atividades profissionais , filantrópicas etc.

Tudo começa com uma afinidade...

Converso bastante com meus clientes de Coaching de Carreira sobre as várias oportunidades que temos para estabelecer novos vínculos em ambientes de treinamento, durante um projeto na empresa ou mesmo em uma sala de espera de um consultório. Através de um livro que o outro esteja lendo, sobre o trânsito da cidade, o motivo para fazer um curso... É sempre agradável conhecer uma outra visão sobre as coisas e ampliar seu conhecimento!

Este é o INÍCIO !   É o "NET" de Networking!

Agora vamos ao que diferencia uma pessoa de outra: o CULTIVAR !

De todas as pessoas que conhecemos, não serão todas que iremos manter contato. Mas para aquelas com quem descobrimos afinidades, nosso desejo imediato é manter e aumentar o vínculo. Mas aí, o curso acaba , o tempo passa e a vida segue....

Dicas para CULTIVAR :

trocar cartões de visita ou telefone durante o evento

encerrado um curso ou depois de um evento social, envie uma mensagem para as pessoas com quem você teve afinidade dizendo que foi agradável conhecê-las

cadastrar o aniversário de seus contatos para cumprimentá-los no futuro

convidá-los para ser sua conexão em sua rede social e profissional etc..

Este é o CULTIVAR ! É o "WORKING" de Networking!

Agora estabelecemos o verdadeiro NETWORKING!

Vamos falar mais sobre Networking Profissional?

Rede profissional LinkedIn

Números de 2014:

·        313 milhões de usuários em todo o mundo

·        mais de 3 milhões de empresas cadastradas

·        67% dos usuários são de fora dos EUA

·        39 milhões de estudantes

·        Disponível em 23 idiomas

O Brasil é o 3º lugar no ranking mundial de usuários, atrás apenas de EUA e Índia.

O LInkedIn possui um sistema de busca avançada que pode filtrar por empresa, cargo, nome, instituição de ensino, ramo de atividade ... Desta forma, você consegue iniciar ou resgatar contatos, conhecer empresas  e estabelecer vínculos!

A rede de contatos profissional é tão importante que há agora cursos sobre LinkedIn para ensinar como usar melhor a rede profissional. Eu adoro aprender e, como Career Coach, também gosto de ter mais informações para contribuir com meus clientes. Foi interessantíssimo notar que na minha turma, havia profissionais de RH, colaboradores de empresas, profissionais liberais e estudantes!

O instrutor Cristiano Santos fundou um grupo no Facebook , chamado LinkedIn Brasil - De A a Z que conta hoje com mais de 1.200 membros, para discussão de conteúdos relacionados ao LinkedIn. A intenção é explorar ao máximo o potencial do LinkedIn, trazendo benefícios para todos os integrantes em questões de usabilidade e relacionamento, tanto para o perfil pessoal quanto para as company e showcase pages. 

Se você acha que poderia ter feito mais Networking até hoje, não olhe para trás!

Procure seus amigos nas redes sociais, marque um café para colocar as novidades em dia e CULTIVE ! Não se iniba em convidar alguém que não vê faz tempo!  Você não se sentiria feliz em receber uma mensagem para rever alguém com quem trabalhou ou estudou?

Comece agora!


(Lilian Ferrari é apaixonada pela evolução do indivíduo na vida prática como forma de alcançar realização e felicidade e também pelo tema da comunicação como elo transformador das relações profissionais e pessoais) www.lilianferraricoaching.com


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page